Resenha de domingo #33
![]() |
Uso da tecnologia permitiu que o juiz visse de perto o lance duvidoso |
Hoje, mais uma vez o jogo foi decidido no primeiro tempo. Só que para o lado Azul. O time de blue conseguiu quebrar a sequência colorada com 3 gols de Mauro Baiano, ainda na primeira etapa. O sósia de Neto segue forte na disputa do troféu Derley de Ouro, dado ao artilheiro do ano.
Com um bom toque de bola, o Azul logo conseguiu envolver a marcação do Vermelho. Aos 15 minutos, Mauro cobra um escanteio de canhota. Segundo as leis da Física, da posição que ele estava (canto direito do gol) e da forma como ele bateu (de chapa) bola deveria "sair" do gol. Para surpresa de Newton e seus parceiros, a bola fez uma curva
Com o 3x0, restava ao Vermelho, no mínimo, um souvenir de milagre para reverter o placar. Os colorados voltaram melhores no segundo tempo, usando a forte tática do aperta-que-peida e chegando com perigo, principalmente nas bolas aéreas. Num escanteio, Henrique (do Azul), com 3 defesas seguidas dignas de canonização, conseguiu impedir o gol Vermelho, que só conseguiu marcar após a 4ª tentativa seguida. A partir daí, o jogo continuou equilibrado, com o Vermelho aplicando suas reservas nos ataques sem sucesso e o Azul tentando em vão reduzir o ritmo e cadenciar o jogo. Sem mais gols, acabou terminando assim: 3x1 para o Azul.
Durante a partida, foi levantado um questionamento sobre o direito do time infrator de "pedir barreira". Não pude discutir a Lei no meio da partida, mas me prontifiquei a esclarecer isso depois. Consultei alguns sites e vou falar aqui o que a regra fala sobre falta, barreira e distância:
1º
Nas regras do futebol NÃO consta que deve-se formar uma barreira.
Repito: A criação de barreira não está nas regras.
O que diz basicamente é que após alguma infração que resulte em tiro livre, o time que provocou a falta deve respeitar uma prévia e mínima distância da bola, para que o time que sofreu a falta possa cobrá-la. Então, pela lei do desporto, o que se deve fazer é manter uma distância da bola, o que convencionou-se em criar uma linha de jogadores (barreira), obviamente para dificultar o chute do adversário. Isto é LEGAL, contanto que respeite a distância mínima exigida pela regra.
2º
Quem pede barreira? quem fez ou quem sofreu a falta?
Quem sofreu a falta. É opção do time que sofreu efetuar rapidamente a cobrança de falta ou esperar uma formação de barreira. Para toda e qualquer cobrança de falta todo o time infrator deve manter distância mínima da bola.
Ou seja, jovens, não tem essa de ficar na frente da bola e impedir o adversário de repor (no caso, rapidamente) o jogo. Não sou eu que digo, isso tá na REGRA. Consequentemente, não tem essa história de quem fez a falta escolhe se quer barreira. O que o infrator escolhe (geralmente feito pelo goleiro) é querer uma formação em linha de 2, 3 ou 400 jogadores na distância mínima exigida.
3º
Sobre infrações PASSÍVEIS de advertências (uso de cartões)
Coloco na íntegra o que diz a Lei do futebol:
"Um jogador deve ser advertido e exibido o cartão amarelo quando cometa
uma das sete infrações seguintes:
• tomar-se culpado de comportamento antidesportivo
• manifestar desacordo por palavras ou por atos
• infringir com persistência as Leis do Jogo
• retardar o recomeço do jogo
• não respeitar a distância exigida aquando da execução de um pontapé de
canto, de um pontapé-livre ou de um lançamento lateral
• entrar ou reentrar no terreno de jogo sem autorização do árbitro
• abandonar deliberadamente o terreno de jogo sem autorização do árbitro"
Então, concluímos que:
O time infrator não tem o direito de pedir barreira e de impedir a rápida cobrança de falta. Tal ato de ficar na frente da bola é passível de advertência por cartão.
Fontes:
A Fifa, com o pdf direto do site da Federação Portugues de Futebol, logicamente em português (de Portugal), elencando as 17 regras do futebol de campo. O original (em inglês) encontra-se no www.fifa.com.
Facebook do Arnaldo Cesar Coelho, respondendo uma dúvida do internauta.
Comentários
Postar um comentário
1. Digite seu comentário.
2. Na caixa Comentar como: selecione o perfil Nome/URL.
3. Escreva apenas seu nome.
*Comentários anônimos e ofensivos serão excluídos.